terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Krampus: O demônio de Natal



Krampus é uma criatura mitológica que surge na época do Natal, segundo lendas do folcore alemão e leste europeu. A palavra Krampus vem de “Krampen”, palavra que significa "garra" do alto alemão antigo.
Nos Alpes, Krampus é representado as vezes como um ser travesso, ou um selvagem,cou uma criatura demoniaca horrenda: metade homem, metade bode,  peludo e com grandes chifres, carregando correntes ou pedaços de pau. Incorporado pela mitologia cristã, o Krampus também apresenta semelhança com os sátiros (faunos) da mitologia grega, só que com uma pitada a mais de maldade e sociopatia. O personagem é uma antítese a São Nicolau, o popular santo cristão que virou Papai Noel em nossa cultura ocidental. Enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus assusta e pune as más crianças.
O bicho é uma figura tão forte do folclore “pagão”  europeu que conseguiu sobreviver à Insquisição da Igreja Católica, quando esta acusava e bania qualquer celebração a ídolos que não fossem parte da religião.  No século 17, o Krampus foi incorporado nas festividades do Natal católico, e começou a fazer companhia a São Nicolau em suas viagens natalinas. Desehos do século XIX mostram Krampus como um velho com barba e chapeu pontudos,
Um mito antigo sobre oa criatura deve assustar muitas criancinhas: ele diz que Krampus entra nas casas procurando crianças más, que mentem ou se comportaram mal durante o ano; assim que encontra uma, ele a prende com correntes enferrujadas e depois as leva embora, colocando-as dentro de uma grande cesta para, depois, jogá-las em uma fogueira, direto para o inferno

A tradição em Krampus

Apesar de não ser tão viva como no passado, ainda hoje a imagem de Krampus ressurge na época do Natal em países germânicos e eslavos. Tradicionalmente,  jovens de cidades na Hungria, Eslovênia, Croácia, Áustria e Alemanha  se vestem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro vagando pelas ruas, assustando crianças com sinos e correntes enferrujadas. Particularmente no anoitecer de 5 de dezembro, os Krampus se multiplicavam.
Segundo a Wikipedia Brasileira, “As fantasias modernas de Krampus consistem em uma Larve (máscaras de madeira), pele de ovelha e chifres. A manufatura das máscaras artesanais demanda um esforço considerável, e vários jovens em comunidades rurais dos alpes competem nos eventos do Krampus”.
Nos anos 30, a Áustria chegou a banir a tradição em Krampus, considerando a criatura uma imagem negativa para as crianças.  E hoje em dia, os festejos a Krampus em algumas partes (principalmente urbanas) do país tem uma motivação diferente. Ao invés de vestir fantasias e assustar crianças, os jovens se reunem para encher a cara e, vez que outra, entrar em uma briga, destruir uma lixeira ou coisa do tipo.


Também permanece existindo a tradição de  trocar cartões com imagens do ser, os chamados Krampuskarten (Cartões do Krampus), com imagens da criatura atacando/atrapalhando crianças, ou até mesmo insinuando-se para mulheres. Os cartões geralmente vem com o escrito Grüß vom Krampus (Lembranças do Krampus) e acompanham poemas ou frases maliciosos, engraçados ou assustadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário