sábado, 17 de setembro de 2011

Lago Karachay: O lugar mais poluído do mundo


Lago Karachay é um pequeno lago situado no sul dos Montes Urais, no oeste da Rússia. Karachay é considerado o lago mais poluído do planeta.

A partir de 1951, a União Soviética passou a utilizar o lago como repositório de resíduos radioativos da Mayak, uma instalação de reprocessamento e armazenagem de lixo tóxico situada próxima à cidade de Oziorsk (então chamada de Cheliabinsk-40).

A partir da década de 1960, o Karachay passou por uma grande seca, sua área diminuindo de 0.5 km² em 1951 para 0.15 km² no final de 1966. Em 1968, após um período de estiagem na região, o vento dispersou a poeira radioativa da área seca do lago, contaminando meio milhão de pessoas.

Entre 1978 e 1986, o lago foi preenchido com mais de 10,000 blocos de concreto oco para evitar o deslocamento de sedimentos radioativos.

De acordo com o Worldwatch Institute, Karachay é o lugar mais poluído da Terra. O lago acumulou em torno de 4.44 exabequereis (EBq) de radioatividade. Em termos comparativos, o desastre de Chernobyl dispersou entre 5 e 12 EBq de radioatividade. Mas, ao contrário do lago, a contaminação de Chernobyl não ficou concentrada em um só local.

Em 1990, o nível de radiação na margem do Karachai era de 600 röntgens por hora, o suficiente para envenenar mortalmente um ser humano em apenas uma hora. Os cientistas ainda não sabem se um dia será possível descontaminar o Karachay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário